O Cantinho Felino também apoia o OUTUBRO ROSA!!!

Nós aqui do Cantinho Felino nos preocupamos muito com as questões que envolvem a saúde dos nossos bigodudos, então, aderimos à campanha do Outubro Rosa.
Você sabia que o câncer de mama, assim como muitas doenças tidas como “humanas”, podem afetar também os nossos pets?

Todo mundo embarcando na onda do Outubro Rosa (Foto: acervo do Hotel Cantinho Felino. Modelo: Panqueca – hóspede do quarto Amor)

Segundo dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), em fêmeas felinas os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que mais de 80% destes são malignos.
Ao contrário do conhecido mito que diz que “as fêmeas devem ter, pelo menos, uma cria para se proteger de tumores”, a castração precoce reduz em 91% as chances de desenvolvimento de lesões de mama em gatas, dentre outras possíveis complicações relacionadas ao sistema reprodutor.

Além da castração, é importante realizar periodicamente a palpação de cada uma das mamas dos animais e, encontrando alterações como presença de nódulos, aumento de volume, ou secreções anormais, é importante que se procure auxílio veterinário para um diagnóstico correto.

Não dê anti-concepcionais para sua gatinha, pois isso aumenta, e muito, o risco de tumores! (Foto: acervo do Hotel Cantinho Felino. Modelo: Branca – hóspede do quarto Pantufa)

As lesões podem ter os mais variados tamanhos e formatos, podem ser únicas ou múltiplas, estar presentes em apenas uma ou nas duas cadeias mamárias.  Mesmo que seja pequena ou pareça insignificante, qualquer tipo de alteração merece atenção e precisa ser investigada.

Um fator importante que agrava muito os riscos do aparecimento desse tipo de tumor, é a administração de anticoncepcionais nos animais, sendo que a utilização deste método não é, portanto, indicada. Animais mais velhos, não castrados, ou que foram castrados após vários cios também apresentam uma maior predisposição a apresentar tumores mamários.

O tratamento desses tumores consiste principalmente na remoção cirúrgica, que pode também ser complementada com outros tipos de tratamento, como a quimioterapia.

Não espere o tumor crescer para buscar ajuda. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento, então vamos ficar de olho na saúde dos nossos peludos!
Faça sempre o check up periódico em seus bichinhos! A prevenção é sempre o melhor caminho.
🎀💕  

Texto: Amanda Marques (Tia Amanda!)
Fonte: http://portal.cfmv.gov.br/uploads/files/Outubro%20Rosa%20folder.pdf